Santos e Atlético-GO não estão na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. No entanto, têm planos importantes e encaram a partida desta quinta-feira, às 20h30m (horário de Brasília), no Pacaembu, pela 35ª rodada da competição, com atenção. Nada de um mero cumprimento de tabela.
Em oitavo lugar, com 51 pontos, o Peixe já tem vaga garantida na Taça Libertadores, por ser o atual campeão. Agora, se prepara para o Mundial de Clubes da Fifa.
Para chegar bem ao Japão, o técnico Muricy Ramalho quer que seus jogadores mantenham o ritmo. Por isso, escalará nesta quinta a base que será utilizada na competição internacional, com Neymar, Paulo Henrique Ganso e cia.
Já o Dragão, em 12º, com 42 pontos, quer se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Para isso, precisa voltar aos trilhos. O time de Goiás vinha fazendo boa campanha, derrotando o próprio Santos, por 2 a 0, e o São Paulo, por 3 a 0. No entanto, perdeu o fôlego e vem de quatro derrotas consecutivas.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, em sistema pay-per-view, transmite ao vivo para todo o Brasil.
AS ESCALAÇÕES:
Santos: após serem poupados contra o Ceará, no último domingo, os titulares retornam. A linha de defendores será formada por Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval (este último fazendo a funçao de lateral-esquerdo, já que Léo, sem condições físicas ideais, deve ficar no banco). O treinador tem feito muitos elogios a Durval. Diz que o time ficou mais seguro. Por isso, Léo corre risco de perder o posto, assim como o meia Elano, que se recupera de lesão muscular na coxa direita. A escalação: Rafael, Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Adriano, Henrique, Arouca e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
Atlético-GO: Hélio dos Anjos fará quatro alterações no Dragão. Gilson e Marino, suspensos, não lugar a Anderson e Ernandes. O treinador rubro-negro optou também por não escalar Vítor Júnior. Pressionado nas últimas rodadas, o meia não conseguiu render o esperado. Vítor Júnior despertou o interesse de alguns clubes do futebol brasileiro e estaria próximo de um acerto com o Corinthians. Joílson será o titular no meio-campo. Outra novidade é a entrada de Juninho na vaga de Felipe para dar mais mobilidade ao setor. A escalação: Márcio; Rafael Cruz, Anderson, Leonardo e Thiago Feltri; Agenor, Ernandes, Joílson e Bida; Juninho e Felipe.
Santos: Léo, Elano e Alison, lesionados. Bruno Aguiar, suspenso.
Atlético-GO: Gilson e Marino, suspensos; Pituca, com dores no joelho; Vítor Júnior, por opção técnica.
Santos: Adriano, Danilo, Elano, Henrique, Léo, Neymar e Pará
Atlético-GO: Anselmo, Diogo Campos, Leonardo, Pituca e Vítor Júnior.
Alicio Pena Júnior (MG) apita a partida, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG). Ao todo, Alicio Pena participou de 12 jogos, aplicou 78 cartões amarelos (média de 6,5) e dois vermelhos (média de 0,1), marcou 380 faltas (média de 31,6) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1amarelos, 0,3 vermelhos e 35,7 faltas. Destes amarelos, 30 foram para mandantes e 48 para visitantes. Ele apitou dois jogos do Dragão e nenhum do Peixe na Série A deste ano: São Paulo 2 x 2 Atlético-GO, pela 11ª rodada, e Atlético-GO 2 x 0 Botafogo, pela 27ª.
FIQUE DE OLHO:
Santos: Paulo Henrique Ganso voltou a jogar contra o Vasco, no último dia 6, após 63 dias parado. Foi bem, teve sua atuação bastante elogiada e mostrou estar plenamente recuperado da lesão muscular que havia sofrido no dia 5 de setembro, em amistoso da Seleção Brasileira contra Gana, em Londres. Está confirmado para o jogo desta quinta.
Atlético-GO: Com a suspensão de Gilson, Leonardo tem a oportunidade de retornar à zaga do Atlético-GO. Será também o reencontro com o clube de origem. Revelado no Santos, o defensor foi campeão mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira em 2003 e campeão brasileiro no próprio Peixe no ano seguinte. A missão de Leonardo não será fácil, mas o jogador quer ajudar a parar Neymar e companhia.
OQUE ELES DISSERAM:
Paulo Henrique Ganso, meia do Santos: “Já fiquei muito tempo parado. Quero mesmo é continuar jogando cada vez mais para voltar ao meu ritmo normal”.
Hélio dos Anjos, técnico do Atlético-GO: “O Santos teve certa fragilidade no Campeonato Brasileiro quando começou, com razão, a se preocupar em recuperar seus jogadores para o Mundial de Clubes. Mas eu vi os jogos contra Atlético-PR e Vasco, que eles jogaram em casa. Estão voando novamente. É o melhor time do Brasil e um dos melhores do mundo”.
NÚMEROS E CURIOSIDADES:
* Quem tem vantagem?
* Além dos quatro jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, Santos e Atlético-GO disputaram apenas mais uma partida: um amistoso realizado em Goiânia, no dia 2 de abril de 1987. O Peixe venceu por 2 a 1, gols de Osmarzinho e Osvaldo. Reinaldo descontou para o Dragão.
* Na única vez em que se enfrentaram no estado de São Paulo, Santos e Atlético protagonizaram uma partida emocionante. Em jogo válido pelo returno do Brasileirão 2010, o Peixe venceu por 4 a 2, na Vila Belmiro, após estar perdendo por 2 a 0.
* Foi nessa partida que Neymar surtou e xingou o técnico Dorival Júnior, que o proibiu de cobrar um pênalti (o garoto vinha desperdiçando muitas penalidades). O episódio gerou uma crise que acabou derrubando o treinador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário